Como Posso Superar o Fim do Namoro?

O fim de um namoro pode causar muita tristeza e profundo desânimo. Veja o caso de Jorge e Susana*, que namoraram por 2 anos e ficaram muito apegados. Duranto o dia, Jorge enviava mensagens de texto a Susana com expressões de afeto. De vez em quando, dava presentes para mostrar que estava pensando nela.
Não demorou muito e eles estavam falando sobre casamento e onde iriam morar. Jorge chegou até pensar em comprar as alianças. Então, de repente, ele terminou o namoro! Susana ficou arrasada. Ela continou sua rotina, mas estava desnorteada.

Por que dói tanto

Se você já esteve numa situação igual à de Susana, talvez se perguntado:
'Será que algum dia as coisas voltaram ao normal?'
Sua angústia é compreensivel. O fim de um namoro talvez tenha sido uma das experiências mais traumaticas da sua vida. De fato, muitos dizem que terminar um namoro é como se parte de você morresse. A pessoa pode até passar por estagios típicos de luto, incluindo:

Negação. 'Não pode ser o fim. Ele mudará de idéia em um ou dois dias.'

Raiva. 'Como ele pôde fazer isso comigo? Eu o odeio!'

Depressão. 'Ninguém me ama. Nunca ninguém vai me amar.'

Aceitação. 'Isso vai passar. Doeu, mas já estou melhorando.'

A boa noticia é que você pode alcançar este estagio de aceitação. Mas será que vai demorar muito? Isso depende de vários fatores, incluindo quanto tempo durou o namoro e até que ponto ele chegou.

A vida continua

Pode ser que já tenha ouvido a expressão: o tempo cura todas as feridas. Logo que termina o namoro, essas palavras talvez não lhe tragam nenhum consolo, porque o tempo é apenas uma parte da solução. Para ilustrar: quando vocÊ se corta na hora dói, mas com o tempo sara. Primeiro você precisa estancar o sangue e aliviar a dor. Também terá de cuidar para que o corte não infeccione. O mesmo se aplica a uma ferida emocional. Na hora dói. Mas existem alguns passos que voce pode dar para aliviar a dor e para que a amargura não infeccione a ferida. O tempo fará parte dele.

Não reprima sua dor. Não há nada de errado em se entregar ao choro. Chorar não é sinal de fraqueza.

Cuide de sua saúde. Exercício físico e boa alimentação ajudarão você a repor a energia gasta com o sofrimento emocional causado pelo fim do namoro.

Mantenha-se ocupada. Não pare de fazer as coisas que gosta. E agora, mais do que nunca, não se isole. A compania das pessoas que se importam com você lhe dará algo positivo para se concentrar.

Olhe para frente

Depois de se restabelecer, seria bom analisar exatamente o que aconteceu nesse namoro.

Por que motivo houve o termino do namoro?

Que outros motivos poderia estar envolvidos?

Você poderia ter feito algo para evitar o fim do namoro?

Essa experiência lhe fez amadurecer?

Você faria algo de diferente em seu próximo namoro?

É verdade que as coisas não saíram como você queria. Mas lembre-se: durante uma tempestade, parece não haver nada além de um céu escuro e muita chuva. Com o tempo, porém, a chuva para e o céu clareia.

Tenha certeza de que você também consiguirá superar esta tempestade.

XOXO Blogueira.

Fonte: Despertai! Os Jovens Perguntam

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

3 Response to "Como Posso Superar o Fim do Namoro?"

  1. Anônimo Says:
    25 de junho de 2009 06:21

    Muito boa esta matéria, foi de grande ajuda.

  2. Iza Says:
    14 de julho de 2009 06:38

    Gostei mto de ler essa materia tem 2 meses que meu namoro de 2 anos acabou, ele foi meu primeiro namorado o q dizem que é mais angustiante!! Mas é vdd o tempo melhora msm nas primeiras semanas estava pessima, agora ja estou melhorando bastante contar com as amigas e a familia e realmente mtu bom!!Espero q vc q esteje passando por isso seje forte e ceia q PASSA MSM!!!
    BJos

  3. Anônimo Says:
    4 de novembro de 2009 16:10

    ótima essa matéria,estou sofrendo pq terminei um namoro d quase 4 anos,e acima d td temos uma filha d 2 meses q dificulta ainda mais........sei q essa matéria vai me ajudar á superar....

Copyright 2009 Blogueiras de Plantão
Free WordPress Themes designed by EZwpthemes
Converted by Theme Craft
Powered by Blogger Templates